Quem toca o próprio negócio tem vontade e inspiração para buscar o sucesso. No entanto, sempre há alguma área do empreendimento que precisa do olhar apurado de algum especialista. Nesses momentos, é importante convocar aqueles profissionais que ajudam o empreendedor.

Esses indivíduos podem apresentar formações acadêmicas distintas, favorecendo a diversificação das soluções do negócio, mas cada um deles atua de maneira individualizada e de acordo com a sua própria especialidade.

Quer saber quais são os profissionais essenciais para alavancar o seu negócio? Então confira o nosso post de hoje!

1. Advogado

Engana-se quem acha que um advogado só pode ajudar em momentos de apuros com a Justiça. Na verdade, esse profissional do Direito traz muitas outras contribuições para estruturar o empreendimento.

Ele pode, por exemplo, elaborar normas internas sobre a melhor maneira de a empresa se proteger de processos indesejados e se adaptar à legislação vigente.

Os advogados também conseguem atuar como consultores — recomendando estratégias para a proteção de propriedade intelectual da marca ou do produto — e ainda têm a capacidade de discutir sobre contratos e licenciamentos.

2. Contador

Além da parte legal, a estrutura financeira da empresa também deve ser protegida e otimizada. Quem ajuda nisso é o contador. Esse profissional auxiliará o empreendimento a lidar com pagamento e registro de impostos, além de seguir a legislação contábil.

O contador também pode aconselhar sobre as melhores maneiras de gerar relatórios e demonstrativos financeiros. Há ainda a possibilidade de atuar na interpretação de dados a fim de aumentar os lucros do negócio.

3. Gerente de marketing

Quando a questão é vender, um profissional formado em Marketing não pode ser ignorado. Esse indivíduo contribui com conhecimentos sobre as tendências atuais do mercado e o comportamento do público-alvo.

O especialista nessa área fornecerá informações sobre os concorrentes do empreendimento e as ameaças que aquele segmento de mercado apresenta. O profissional de marketing também viabiliza a elaboração de um plano de negócios mais acurado e a identificação de novas oportunidades.

4. Administrador

Qualquer organização precisa de um especialista que a conheça bem, portanto, um administrador é peça-chave para o sucesso de qualquer iniciativa. Afinal, esse profissional tem conhecimento de como as empresas se comportam em diversas situações e contextos.

Por exemplo: esse especialista pode auxiliar a revisar o plano de negócios e promover o equilíbrio financeiro. Dessa forma, consegue orientar o uso dos recursos tecnológicos e humanos do empreendimento, fornecendo soluções voltadas para aquele segmento de atuação.

Esses foram alguns profissionais que ajudam o empreendedor no desenvolvimento de seu negócio. Além de contar com a orientação dessas pessoas, é interessante buscar o aperfeiçoamento por meio da leitura. Há diversas obras que todo empresário deveria ler, a fim de conhecer táticas e histórias de sucesso fundamentais para cada passo dado em seu negócio.

Quer saber mais como desenvolver seu empreendimento? Então entre em contato com a MOAI e descubra como fazer parte de uma enorme rede de transformadores que trabalham para superarem os seus limites e desenvolvem soluções a partir da ajuda mútua.