Liderar e gerir pessoas não é uma tarefa fácil e todo empreendedor sabe disso. Se você deseja se tornar um bom líder, precisa primeiro se conhecer e descobrir os tipos de liderança que mais combinam com a sua personalidade.

Não existe uma única fórmula de sucesso, mas um conjunto de estratégias e boas práticas que — felizmente — podem ser aprendidas. Quer saber mais sobre os tipos de liderança e como identificar o seu? Então, fique de olho nestas dicas!

Conheça os tipos de liderança

No nosso artigo, vamos apresentar a você alguns tipos de liderança: autoritária, liberal, democrática, motivadora, técnica e coach, mostrando de que forma esses diferentes perfis se relacionam com suas equipes, além de seus pontos fortes e mais frágeis.

Autoritária

A liderança autoritária é aquela em que o líder toma para si toda a responsabilidade pelas decisões e não abre espaço para participação dos demais colaboradores. É aquele chefe clássico, rigoroso, cujo foco é exclusivamente a execução das tarefas.

Por um lado, esse tipo de liderança pode ter uma produtividade alta, já que o líder autoritário costuma ser temido pelos funcionários. Por outro lado, pode gerar um clima de estresse e desmotivação.

Liberal

É exatamente o oposto do autoritário. O líder liberal valoriza a liberdade de cada colaborador e procura interferir apenas quando solicitado. Cada membro da equipe tem autonomia para gerir as suas próprias demandas e responsabilidades.

Com um líder liberal, os colaboradores tendem a se sentir mais motivados e satisfeitos com a confiança recebida. Em contrapartida, algumas pessoas podem não saber lidar com tamanha liberdade, resultando em dificuldade de organização e falta de controle.

Democrática

Como o nome sugere, a liderança democrática incentiva a participação de todos e busca ouvir ideias e sugestões. As decisões são tomadas levando em conta os desejos e opiniões de toda a equipe. Essa democracia geralmente incentiva o diálogo e melhora a comunicação interna.

A tendência é que todo colaborador se sinta parte do grupo e, por isso, se mantenha motivado. No entanto, o líder democrático precisa tomar cuidado para não acabar perdendo a autoridade, o foco e a objetividade da equipe.

Motivadora

Essa liderança busca trabalhar o lado emocional da equipe para garantir motivação. É aquele líder que contagia os demais trabalhadores com seu otimismo, confiança, exemplos e palavras motivadoras.

A liderança motivadora é excelente para momentos críticos, nos quais é preciso unir a equipe para trabalhar com um objetivo comum. Como ponto de atenção, esse líder precisa se preocupar em não deixar o lado emocional superar as necessidades práticas.

Técnica

Esse tipo de liderança é respeitado pelo seu grande conhecimento técnico e aptidão para determinada função. Geralmente, o líder técnico passa a certeza de saber sobre o que está falando e, por isso, quem é comandado por ele também se sente seguro.

Coach

O líder coach busca conhecer as capacidades individuais dos membros da sua equipe para, então, delegar funções que correspondam aos interesses de cada um. É aquele líder que apresenta desafios e incentiva o crescimento pessoal dos seus comandados.

Por essa capacidade de descobrir talentos, o líder coach costuma apresentar bons resultados. Ele motiva a equipe a evoluir constantemente e costuma ser visto como um parceiro em vez de um chefe.

Portanto, cada líder tem suas características próprias e, muitas vezes, o gestor precisa mudar sua forma de liderar para se adaptar às características da equipe ou ao tipo de tarefa a ser executada.

Além de conhecer os tipos de liderança, o profissional que deseja se tornar um líder eficiente precisa também investir em autoconhecimento. Analise suas próprias atitudes, troque ideias com outros profissionais e busque desenvolver constantemente as suas habilidades.

E então, gostou de conhecer mais sobre os tipos de liderança? Que tal compartilhar o texto nas suas redes sociais e dividir o conhecimento com seus amigos?