Diante da crise econômica que afetou o Brasil nos últimos anos e prejudicou o cenário econômico, muitas pessoas se perguntam: será que este é o momento certo para empreender? Sim, o ano de 2017 já apresenta um cenário favorável para colocar as ideias em prática e alavancar o negócio. Porém, é preciso estar atento às tendências e às oportunidades.

Além disso, para que qualquer empreendimento tenha sucesso, é necessário planejar muito bem todos os processos e desenvolver uma estratégia eficiente. Quer saber mais sobre as perspectivas de negócio? Continue a leitura do post!

Como estão as perspectivas do cenário econômico para 2017 e 2018?

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, 82% dos empreendedores estão mais otimistas e acreditam que a economia começará a crescer em 2018. Porém, 63% dos entrevistados acreditam que 2017 já apresentará um aumento nas vendas.

Isso acontece porque os indicadores econômicos estão mais positivos. A inflação está diminuindo, a taxa básica de juros caiu e o governo liberou o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para muitos brasileiros, o que promete movimentar a economia.

Quais são os segmentos mais indicados para investir?

Talvez você já tenha em mente uma ideia de negócio para seguir. Nesse caso, o ideal é procurar a ajuda de uma consultoria especializada para orientá-lo sobre como desenvolver um bom planejamento, para começar a sua empresa ainda em 2017.

No entanto, se você ainda tem dúvidas e procura sugestões de negócios, nós separamos algumas opções que estão em alta no mercado. Veja:

1. Empresas online

Cada vez mais, as pessoas procuram resolver os seus problemas online. Por isso, os negócios na rede estão crescendo, visto que as novas gerações já perceberam que é possível trabalhar remotamente e fazer compras pela internet.

Veja duas opções de negócio nesse sentido:

E-commerce

No primeiro trimestre de 2016 o Brasil registrou uma movimentação de R$ 20 bilhões em vendas online. Os dados foram divulgados na pesquisa do Portal Ebit e demonstram o crescimento desse segmento.

O e-commerce traz como vantagem a possibilidade da expansão do negócio sem a necessidade de aumentar a estrutura física de uma loja. Ele também permite a venda em todo o Brasil, ampliando as possibilidades de lucratividade.

Consultoria

A internet também permite a oferta de consultorias em diversas áreas, pois facilita a comunicação por ferramentas como Skype, e-mails e plataformas diversas — como as redes sociais, por exemplo.

2. Segmento de franchising

As franquias são modelos de negócios que exigem um investimento um pouco maior dos empreendedores — como contrapartida, elas já têm toda uma estrutura montada e padronizada em relação ao tamanho da loja, aos produtos para venda, às ofertas de serviços, entre outros.

Basta escolher o segmento que melhor se encaixa no seu perfil, avaliar os custos do investimento e iniciar o negócio.

3. Ferramentas tecnológicas

A cada dia é preciso investir mais em tecnologia para melhorar os processos de gestão da empresa. Por isso, os aplicativos para celulares e softwares que ajudam a automatizar procedimentos estão em alta no mercado e vieram para ficar. Investir em um modelo de negócio como esse, portanto, trará muitas chances de sucesso.

4. Alimentação

As pessoas estão mais preocupadas com a qualidade de vida e a alimentação saudável. Por isso, uma ótima opção de investimento é no setor alimentício — desde que você traga produtos diferenciados para o público.

Entre as opções que podem fazer sucesso estão os alimentos funcionais, os produtos sem glúten e lactose e as refeições veganas.

Que tal começar agora mesmo?

Agora que você já sabe que a situação econômica do Brasil está favorável para investimentos, o que acha de começar o seu negócio hoje mesmo? Defina uma área na qual você tem vontade de investir, faça pesquisas de mercado, avalie a sua situação financeira e procure um profissional especializado para orientá-lo sobre os procedimentos corretos.

Com um cenário econômico favorável para empreendedores, o ideal é aproveitar o momento e começar a investir o quanto antes.

Gostou do nosso post e quer receber mais sugestões? Curta a nossa página do Facebook e receba as atualizações em sua timeline!