Um bom produto ou serviço não garante o sucesso de uma empresa. Isso acontece porque as corporações estão interligadas e, quanto mais contam umas com as outras, melhoram seu desempenho. Essa é a força do networking entre empresários.

Esse tipo de relacionamento ajuda a identificar erros nos processos organizacionais e auxilia na troca de informações para enfrentar crises e desequilíbrios.

Quer saber mais? Então acompanhe este post e conheça vantagens valiosas de fazer networking!

Encontrar melhores fornecedores

Muitas vezes, a empresa tem problemas para encontrar fornecedores ou precisa achar alternativas com melhores propostas e qualidade de serviço. E como descobrir os parceiros mais adequados? Por meio do networking!

O contato que você mantém com outros empresários pode garantir boas indicações nesse sentido. Quanto mais variada for essa rede de contatos, mais opções de fornecedores você pode encontrar. Então converse com seus contatos do ramo e peça indicações!

Conhecer práticas interessantes de gestão de pessoas

Todo empresário sabe que a gestão de pessoas não é uma tarefa fácil. É preciso sempre conhecer novas técnicas para estar sintonizado com os colaboradores e deixá-los motivados. E mais uma vez o networking entre empreendedores pode ajudar nisso.

Batendo um papo com outros donos de negócios sobre a liderança de equipe, será possível identificar falhas e encontrar soluções. Muitos administradores adoram compartilhar seus cases de sucesso. Isso facilita a troca de informações sobre as melhores práticas de gestão de pessoas, melhorando a produtividade dos funcionários.

Aprimorar a otimização de processos

Imagine que a sua empresa tem dificuldades em organizar as rotinas de trabalho. A equipe de Recursos Humanos, por exemplo, precisa de um software mais potente para gerar as folhas de pagamento. Nesse caso, você vai precisar de uma ajuda de quem já passou por isso! Que tal aproveitar o networking?

Por meio de troca de experiências com outros gestores sobre otimização de processos, é possível encontrar recomendações relevantes sobre como driblar certos problemas. Portanto, não se acanhe em ligar para aquele amigo que você fez no encontro de empresários do ramo no mês passado e aproveite o know-how alheio.

Aumentar parcerias com o networking

Por mais bem preparada e estruturada que uma empresa seja, ela precisa contratar serviços de, pelo menos, alguma área. Seja para treinar funcionários, buscar novos suprimentos ou orientação financeira, sempre há algo para ser melhorado, não é mesmo?

Uma saída possível é fechar parcerias entres empreendedores. Afinal, pode existir uma outra organização que também gostaria de utilizar serviços que o seu negócio oferecem com grande competência. O processo de networking sempre motiva interesses mútuos, então desfrute de seus contatos e aumente as parcerias.

Esses foram alguns benefícios que o networking pode trazer para o seu negócio. Lembre-se: para manter essa rede de contatos, é preciso deixá-la ativa. Ou seja, tente encontrar seus novos amigos profissionais com frequência, marcando um café ou almoço, por exemplo. Assim, você cria um relacionamento mais duradouro e consistente.

E aí, como você tem feito novos contatos profissionais? Deixe o seu comentário e conte a sua experiência!