O sucesso de um negócio depende indiscutivelmente da qualidade, preço e valor agregado de um produto ou serviço. Entretanto, ele também está ligado à figura da pessoa que comanda o negócio.

A imagem que o empresário passa é definitiva para atrair novas parcerias e garantir a boa reputação da empresa. Por isso, o marketing pessoal para empresários é fundamental.

Essa modalidade de marketing reúne maneiras de comunicar-se com o consumidor, com os sócios e com os fornecedores. O objetivo é transmitir uma imagem positiva para, assim, fechar novos negócios e manter o empreendimento crescendo.

Mas como fazer isso? Acompanhe o post de hoje e conheça 4 táticas para fazer marketing pessoal sintonizado com as metas da empresa. Continue com a gente!

1. Frequente eventos empresariais

Feiras, congressos, encontros regionais… Todos esses eventos são oportunidades únicas para fazer o marketing pessoal. Nesses encontros, é possível falar um pouco sobre as estratégias de seu plano de negócios e achar as pessoas interessadas.

Por exemplo, quando a sua empresa tem um stand em uma feira, você pode expor as vantagens do seu empreendimento e demonstrar o quanto você entende de seu negócio. Com isso, você vai conquistar a credibilidade das pessoas que o assiste.

Também será possível trocar cartões de visitas ou outras formas de contato com novos parceiros ou compradores. Sendo assim, procure desde eventos mais tradicionais até os de pequeno porte. Toda possibilidade é válida para você fazer seu marketing pessoal!

2. Cuide da aparência para um melhor marketing pessoal

Além de divulgar suas capacidades de comunicação e os valores do seu negócio, usar as roupas adequadas para seu cargo também é um detalhe crucial. Afinal, uma boa aparência constrói uma imagem de confiança e respeitabilidade.

Dessa forma, opte pelos tons sóbrios nas suas roupas, investindo em cores como preto, azul-marinho e cinza, que passam maior credibilidade e respeito. Além disso, não exagere no perfume, pois isso fará parecer que você é inconveniente e invasivo.

3. Aumente sua presença online

Grande parte da população brasileira está conectada à internet. Quase todo mundo tem um perfil em alguma rede social e, assim, acaba conhecendo novos negócios na web.

Que tal aproveitar a imensidão de oportunidades do mundo online para fazer seu marketing pessoal? Então, aumente sua presença na internet!

Gerencie suas contas pessoais e tome cuidado para não postar algo que possa manchar a sua imagem. Interaja com as pessoas e poste conteúdos construtivos e interessantes.

4. Seja transparente no relacionamento com as pessoas

Em busca de fazer novos contatos, muitos empresários acabam falando mais do que são ou podem oferecer em seus empreendimentos. Assim, a troco de atenção e elogios, eles passam uma imagem falsa e/ou exagerada.

Isso é bastante comprometedor para os negócios. Um empreendimento que se baseia em mentiras logo perde credibilidade e, assim, deixa de fidelizar clientes e parceiros.

Para fugir disso, seja transparente. Demonstre as suas reais características, e não tenha medo de dizer que não sabe sobre algum assunto. As pessoas gostam de ver empresários com caráter, humildes e que valorizam o que realmente são.

Essas foram algumas dicas fundamentais para fazer o marketing pessoal. Aproveite e utilize toda a sua influência para engajar pessoas! Sua boa comunicação, por exemplo, pode surtir bons efeitos em práticas de gestão de pessoas. Afinal, um líder que se comunica bem consegue manter a equipe motivada.

Gostou do conteúdo? Quer fazer com que seus amigos empresários também conheçam nossas dicas de marketing pessoal? Então, compartilhe este post nas redes sociais!