Na atualidade, se a sua empresa não é também um negócio digital, ela não existe.

Essa frase parece forte demais? Saiba que a Content Trends, em pesquisa de 2017, averiguou que as empresas que publicaram pelo menos 13 conteúdos digitais por mês obtiveram 4,2 vezes mais visitantes que aquelas com 0 a 12 publicações.

Ainda não está convencido? Uma pesquisa de 2014 da Search Engine Land verificou que 78% das pesquisas locais realizadas por dispositivos móveis resultou em compras offline.

Mas para marcar sua presença no mundo digital, não basta criar um site e esperar que a mágica aconteça. É preciso adotar uma estratégia digital de longo prazo, com criação de conteúdo relevante para o seu consumidor.

Siga conosco e descubra algumas das principais ações de marketing digital que você pode começar a implementar agora mesmo no seu negócio.

Um negócio digital forte é facilmente encontrado pelo cliente certo

É imprescindível investir na construção de um bom site. E isso vai muito além de ter páginas bonitas e textos bem elaborados nas seções. Um bom site tem conteúdo relevante tanto para o buscador, quanto para o cliente.

Mas como construir um site que obtenha boas posições nas pesquisas? Por meio do SEO (Search Engine Optimization). Trata-se de otimizar cada aspecto do site para ter um bom desempenho diante dos mecanismos de busca.

Este trabalho inicia-se na arquitetura do site, passa pelas meta tags e finalmente, pelo conteúdo textual propriamente dito.

O primeiro passo na implementação do SEO é fazer um estudo para descobrir quais são as principais palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço. Em seguida, procede-se à implementação delas nas meta tags e textos do site.

Com as palvras-chave nos lugares certos do código e dos textos, os indexadores conseguirão entender do que se trata o seu site e o indicarão como um bom resultado para o seu potencial cliente.

Mas como vimos acima, outro aspecto com forte influência no volume de acessos do seu site é a frequência na publicação de conteúdos. O ideal é ter um blog e mantê-lo atualizado com conteúdo de qualidade.

Sites atualizados constantemente são considerados mais relevantes e possuem melhor rankeamento nas buscas. Além disso, a publicação constante de conteúdo valioso dá ao seu site autoridade e aproxima a sua empresa dos clientes.

Links patrocinados são imprescindíveis na estratégia digital

Ter um excelente posicionamento na busca orgânica é muito bom, mas em meio a grande concorrência da Web, lançar mão dos links patrocinados pode definir a diferença entre ser visto ou passar despercebido.

Além disso, esse é o investimento em publicidade que apresenta um dos maiores ROIs e é altamente monitorável, praticamente em tempo real.

Mas saiba que não é só de Google Adwords que vive a publicidade em links patrocinados não. Existem diversas plataformas onde é possível criar este tipo de anúncio, desde redes sociais até portais de notícias.

Uma boa estratégia na utilização de links patrocinados passa por escolher as mídias certas e adequar seu anúncio à linguagem de cada uma delas.

Presença nas redes sociais: do atendimento à fidelização

O brasileiro passa muito tempo conectado, e é fortemente presente nas redes sociais. Deixar de investir nessas plataformas é perder a oportunidade de estar realmente próximo dos seus clientes.

As redes sociais são canais que permitem interação direta com o cliente. Por isso, são extremamente valiosas para identificar suas necessidades e desejos, auxiliando na produção de conteúdo relevante e na identificação de demandas.

O engajamento proveniente dessas redes também pode auxiliar na adequação das equipes de vendas, do mix de produtos e da criação de uma voz com a qual os consumidores se identifiquem.

Mãos à obra: dicas para implementar ações de marketing digital na sua empresa agora mesmo

1- Identifique as melhores palavras-chave para sua empresa ser encontrada.Você pode fazer isso realizando buscas, analisando seus principais concorrentes e utilizando planejadores de palavra-chave.

2- Implemente-as nas meta tags do site da sua empresa.

Isso pode ser feito pela equipe de programação, mas plataformas de gerenciamento de conteúdo, como WordPress, possuem plugins que facilitam o trabalho para quem não entende nada de código e está trabalhando por conta própria.

3- Defina assuntos e palavras-chave para trabalhar e comece a publicar conteúdos com informação rica e interessante. Assim, sua empresa demonstra valor tanto para os clientes quanto para os mecanismos de busca.

Crie um planejamento de conteúdo com temas altamente relevantes e não se esqueça de utilizar as palavras-chave certas neles! Publique os textos no blog da sua empresa com regularidade e utilize-os para captação de leads.

4- Aproveite com sabedoria seus leads. Crie listas segmentadas, envie conteúdos interessantes, trabalhe na otimização dos assuntos das mensagens e invista na criação de e-mail marketing em html para aumentar a taxa de cliques.

5- Invista em links patrocinados.

Para isso, pesquise onde está o seu cliente na Internet. Sua rede social favorita é o Facebook, ou LinkedIn, ou ainda o Instagram? Ele acessa portais de notícias? Procura ofertas no Google antes de tomar uma decisão de compra?

Escolha as plataformas mais utilizadas pelos seus clientes e planeje suas campanhas com base nos objetivos da sua empresa. Na hora de criar os anúncios, tenha em mente que cada serviço tem suas próprias políticas e regras.

Pesquise, meça e identifique

6- Esteja onde seu cliente está. Identifique quais as redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo, crie um perfil e mantenha-o atualizado com conteúdo significativo!

7- Monitore! Uma das maiores vantagens do investimento em marketing digital é que você consegue saber exatamente o que está funcionando e o que pode melhorar.

Para isso, determine quais métricas traduzem de fato o desempenho das campanhas, conforme os objetivos definidos.

Se o objetivo da campanha era captação de leads, vendas online, requisições de orçamento, acessos ao site, etc., para cada uma existe uma métrica ideal para aferir se houve sucesso ou não.

Blog alimentado, campanha lançada, redes sociais atualizadas. Obtenha os relatórios, analise as métricas mais relevantes, adeque sua estratégia digital e comece tudo de novo. E não desanime!

As ações em marketing digital demonstram resultados em médio e longo prazo, mas valem muito o investimento. Enquanto isso, assine nossa Newsletter e fique por dentro das melhores dicas para alavancar a sua empresa.

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