Tão importante quanto alcançar a meta final é o caminho que precisa ser percorrido até lá. No ambiente corporativo, a tomada de decisões deve ser levada com profissionalismo. Para isso, é preciso saber como elaborar um plano de ação.

Se você deseja obter o sucesso de sua empresa e resolver os problemas de forma mais rápida, o planejamento é a trajetória ideal. Então, no post de hoje vamos explicar como desenvolver essa atividade por meio de ações práticas que podem ser realizadas de forma simples.

Vamos lá? Confira:

Priorize o planejamento

O primeiro passo para descobrir como elaborar um plano de ação que dê bons resultados é investir no planejamento estratégico da empresa.

Você tem metas estabelecidas? Como sua equipe contribui para o alcance dos objetivos da organização? Responder a essas perguntas pode ser um bom começo.

As atitudes desempenhadas no cotidiano empresarial precisam, sobretudo, refletir objetivos unificados e em concordância com a estratégia da corporação.

Para essa fase, você pode investir em uma metodologia de planejamento estratégico, como o PDCA. A implementação de uma cultura organizacional baseada no valor dos planos, ações e verificações constantes poderá trazer ganhos marcantes!

Liste e delegue as tarefas

Uma vez que os objetivos são definidos com clareza, a próxima etapa é listar todas atividades necessárias para o atingimento da meta. Além disso, cada tarefa precisa ser atribuída a um responsável.

Quebrar tarefas maiores em partes menores é importante para facilitar a execução e gerenciamento por meio da delegação. Aliás, tão importante quanto elencar as atividades é saber dividi-las entre os funcionários capacitados.

O plano de ação precisa envolver toda a empresa, portanto, evite acumular tarefas, por mais que você se considere a melhor pessoa para executá-las. Quanto mais você ramificar as atividades, mais fácil será monitorar quanto ao progresso e eficiência.

Na hora de gerenciar as tarefas, você precisará de uma metodologia eficaz. E a mais recomendada entre as empresas é o plano de ação 5w2h.

Simples e prático, ele permite o desenvolvimento da gestão por meio de sete diretrizes que ajudam a eliminar as dúvidas ao longo dos processos. São elas:

  • O que será feito?
  • Por que será feito?
  • Onde será feito?
  • Quando será feito?
  • Por quem será feito?
  • Como será feito?
  • Quanto vai custar?

Defina e acompanhe os prazos

Se você não estabelecer prazos específicos, o trabalho se alargará para preencher o tempo. Por isso, é importante ficar em cima da data limite para realização das atividades.

Uma boa dica para criar prazos de acordo com a realidade do seu negócio é consultar os profissionais envolvidos com as tarefas. Ninguém é melhor do que eles para ajudar a definir o tempo necessário para execução.

Com prazos preestabelecidos, os funcionários se planejarão melhor, aprendendo a dar prioridade segundo a importância e urgência das tarefas. Dessa forma, você poderá liderar um plano produtivo e colher ótimos resultados!

Enfim, esperamos que você tenha aprendido mais sobre como elaborar um plano de ação adequado. Agora, se quer planejar melhor a gestão do seu tempo e desenvolver seu negócio com aplicações que farão a diferença no crescimento, entre em contato com a Moai!