Com mais de 500 milhões de usuários no mundo, o LinkedIn é uma rede social focada no mercado de trabalho, na qual empresas e pessoas podem conversar, consumir conteúdo relevante para carreira e até fazer negócios. O LinkedIn para empresas, então, mostra-se uma ferramenta valiosa.

E o Brasil ocupa uma posição estratégica: com 29 milhões de usuários cadastrados na plataforma, nós estamos em terceiro lugar no ranking de países com mais pessoas presentes na plataforma.

Oportunidades à vista

Apesar desses números expressivos, ainda é possível encontrar muitas companhias brasileiras que não percebem o potencial do LinkedIn para empresas e que deixam de aproveitar oportunidades de negócio que podem ser geradas por meio dele.

Vantagens do LinkedIn para empresas

E quais são os benefícios que estar no LinkedIn pode trazer para a minha marca? Confira abaixo algumas vantagens que sua empresa — independentemente do seu negócio ou público-alvo — pode desfrutar ao ter uma presença estabelecida na rede social.

Aumento da visibilidade

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”.

Ter uma página bem montada nessa rede, com uma logo de boa qualidade da sua empresa e a descrição detalhada dos serviços prestados, já confere um bom nível de credibilidade para os seus negócios.

Também é importante fazer publicações, no mínimo, semanais no seu perfil, com notícias sobre a empresa ou sobre o mercado no qual ela atua.

É uma tarefa que exige dedicação, mas que vale a pena ser realizada por contribuir para a boa imagem da sua marca.

Acesso a um público segmentado

O LinkedIn é uma rede 100% focada no mercado de trabalho, então, espera-se que as pessoas que fazem parte da plataforma tenham como foco abordar temas relacionados à sua área de atuação e aumentar sua rede de contatos.

E essa abordagem pode ser uma oportunidade para a sua empresa.

Produza conteúdo de qualidade em sua página e faça uma campanha para que todos os colaboradores comecem a seguir e recomendar a página para clientes. Caso ela esteja atualizada e com discussões relevantes, a chance de diálogo e bem maior.

Criação de leads de qualidade

Em poucas palavras, “leads” são potenciais clientes que fizeram contato com a empresa e, em troca de algum produto ou serviço, deixaram seu telefone ou e-mail para contato.

Encontrar o lead certo é um dos principais objetivos para quem deseja novos clientes, já que, quando bem montada, uma estratégia de captação de contatos pode gerar boas vendas e com um custo por cliente baixo. E é aí que o LinkedIn pode ajudar.

Um dos principais pontos fortes do Linkedin para empresas é que a qualidade dos leads, em geral, é muito superior aos contatos capturados por outros meios, como landing pages ou contatos derivados de outras redes sociais.

Por isso, é importante pensar em como incluir o LinkedIn dentro da sua estratégia de marketing para captação de leads, seja por meio de anúncios pagos ou com a divulgação de materiais da marca (como eBooks) que podem ser úteis para clientes.

O que não pode ser feito é desconsiderar o potencial dessa rede.

Encontrando os clientes certos para o seu negócio

Como acabamos de mencionar, o LinkedIn precisa fazer parte da estratégia de captação de clientes por ele abrigar um público mais segmentado e com maiores chances de se interessar pelos serviços ou produtos que sua marca oferta.

Mas, além de investir no LinkedIn para empresas, o que mais pode ser feito para conseguir leads de qualidade? Para ajudar, apresentamos quatro dicas eficazes para quem está montando ou atualizando suas técnicas de prospecção. Boa leitura!