Ler é uma atividade essencial para quem deseja ser um empresário de sucesso.

Afinal, a leitura é uma excelente ferramenta para se capacitar e, assim, atender às necessidades do mercado, se manter atualizado sobre os concorrentes e conhecer as novidades do seu segmento de atuação.

Por essa razão, listamos 4 livros que são fonte de conhecimento e inspiração para você alavancar o seu negócio, ter novas ideias e empreender cada vez melhor. Confira!

1. “A Estratégia do Oceano Azul”

Retratando uma nova maneira de montar uma estrutura organizacional, pensar diferentes estratégias para se sobressair no mercado e tornar a concorrência irrelevante.

Renée Mauborgne escreveu um dos mais conceituados livros e título recorrente na bibliografia de grandes empreendedores: “A Estratégia do Oceano Azul”.

Em seu projeto de estudo, ela analisou e comparou cerca de 150 empresas — entre elas Canon e Cirque du Soleil — e constatou que o que fez prosperar 30 dessas corporações foi a exploração de novos nichos.

E é justamente sobre como criar e aproveitar esses novos espaços (o oceano azul) que ela dedica grande parte da sua obra.

2. “O Sucesso Não Ocorre por Acaso ”

Em “O Sucesso Não Ocorre por Acaso”, Lair Ribeiro retrata um questionamento recorrente de muitas pessoas: o que é o sucesso e como alcançá-lo na vida profissional.

Ao longo do livro, ele explica o porquê de essa palavra almejada por tantos não estar ligada à sorte, mas sim à dedicação e ao empenho em aproveitar as oportunidades para fazer a diferença e prosperar, sendo um agente do seu próprio êxito.

Além disso, o autor traz as 18 leis universais para você aplicar em sua rotina, ganhar experiência e ter uma trajetória ascendente.

3. “Aventuras Empresariais”

Eleito como o melhor livro pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, “Aventuras Empresariais” é uma obra atemporal com 12 cases que envolvem negócios nos 4 cantos do mundo, como a Ford, a General Electric e a Xerox.

Ao longo das quase 600 páginas, o autor John Brooks aborda o impacto das decisões no sucesso e também no fracasso de uma companhia.

Ele leva os seus leitores a mergulharem em uma profunda análise sobre a necessidade de contar com os profissionais certos para implementarem inovações, lidarem com a dinâmica do mercado e muito mais.

Uma leitura obrigatória para quem deseja administrar de forma coesa e consistente a sua empresa!

4. “A Universidade do Sucesso”

A última obra desta lista é “A Universidade do Sucesso”, escrita por Og Mandino.

Em seu livro, ele reúne cerca de 50 lições divididas em 10 “semestres”, isto é, 10 capítulos, com temáticas que envolvem diversos aspectos da carreira de um empreendedor.

Leitura ideal para quem deseja se tornar um empresário de sucesso e prosperar no mercado.

Algumas das questões abordadas, por exemplo, são:

  • como se planejar para ter reservas financeiras;
  • como lidar com o processo de decisões;
  • como desenvolver visão estratégica de negócio;
  • como analisar a concorrência sem erros.

Gostou das nossas sugestões de leitura?

Então reserve um espaço na sua estante para cada um desses livros e veja como cada obra pode ajudá-lo com direcionamentos essenciais para você se tornar um empresário de sucesso.

Aproveite também e siga-nos agora em nossas redes sociais — Facebook, Instagram e LinkedIn — para ficar por dentro de outros temas e dicas!