Um grupo de mastermind deve ser projetado para ajudá-lo a navegar por desafios usando a inteligência coletiva.

O assunto ainda é, de certo modo, uma novidade, apesar de Napoleon Hill ter criado o conceito há cerca de 80 anos com seu livro “Quem pensa enriquece”.

Como funciona?

Um grupo de líderes empresariais se reúne periodicamente para enfrentar desafios e problemas juntos.

Eles apoiam uns ao outros, oferecem conselhos, compartilham conexões e podem até mesmo estabelecer parcerias de negócios.

Pensando nisso, ao longo deste artigo, abordamos como um grupo de mastermind é essencial para melhorar sua carreira como líder.

Boa leitura!

Suporte

Não importa se você é um empresário, freelancer, artista, blogueiro, desenvolvedor de aplicativos, terapeuta etc, uma coisa é certa: atingir o sucesso fazendo algo que ama não é fácil.

Se fosse, todos fariam isso.

Portanto, a menos que você seja algum tipo de super-humano, é natural necessitar de apoio.

Grupos de mastermind são uma boa opção justamente porque possibilitam acessar exatamente o tipo de suporte que você precisa em qualquer momento específico.

A periodicidade, inclusive, pode ser mensal, semanal ou, em alguns casos, diária.

Conselhos e feedback

O grupo é composto por pessoas com propósitos ou focos compartilhados que estão em diferentes estágios da mesma jornada.

Portanto, estar nele é como ter o seu próprio conselho pessoal.

Como todos lidam com problemas e obstáculos da mesma natureza, a convergência resultante pode gerar excelentes feedbacks, conselhos essenciais para auxiliar você a superar desafios profissionais.

Os melhores grupos tendem a ser compostos por facilitadores que, por serem empreendedores de sucesso comprovado, atuam como guias e mentores para os demais integrantes.

Todavia, ainda que seu grupo não tenha uma pessoa assim, não se preocupe: na maioria das vezes, o feedback e os conselhos que você recebe de líderes do mesmo nível são altamente úteis e relevantes.

A “pressão positiva” do grupo de mastermind

O tipo de pressão exercido sobre os membros de um grupo de mastermind funciona, na prática, como um grande motivador de realizações.

Frequentemente, a única razão pela qual as pessoas fazem algo realmente importante é o motor psicológico de ter que encontrar amigos e familiares que perguntarão a respeito daquele projeto sempre adiado.

Um grupo de mastermind potencializa e aprofunda esse tipo de responsabilidade imediata.

Cada um dos integrantes se torna, desse modo, “seu amigo responsável”, alertando e encorajando todos a progredirem rumo aos seus objetivos.

Então, quando sua tendência humana para se distrair, procrastinar e recair em velhos hábitos ameaça descarrilar seu progresso.

Há muitas pessoas ao redor que você realmente não quer decepcionar.

Além disso, o ensinamento pelo exemplo também é um elemento que não deve ser desprezado.

Junto ao grupo de mastermind você terá contato com diferentes estilos de liderança e formas de reconhecer o talento e a eficiência de uma equipe profissional.

Basta incorporar as melhores práticas à sua organização e aproveitar o próximo encontro para compartilhar feedbacks e refiná-las ainda mais.

Gostou do nosso post?

Então, entre em contato conosco e saiba como encontrar soluções e insights certeiros sobre assuntos relevantes ao seu mercado de atuação!