O dia a dia dentro de uma empresa é cheio de atividades e consome boa parte do tempo. Nesse contexto é fundamental que o ambiente seja prazeroso para motivar os funcionários.

Porém, muitas vezes os gestores e donos do negócio acabam esquecendo a importância que é motivar os funcionários de todos os setores.

Sabia que deixar de investir na motivação das pessoas que trabalham com você, certamente, faz com que o negócio tenha menos fãs e defensores da sua marca?

Com o objetivo de ajudá-lo a ter ao seu lado funcionários motivados, que acreditem, defendam e sintam-se verdadeiramente parte da sua companhia, elencamos 5 passos que auxiliarão você a motivar seus funcionários de uma vez por todas.

1. Proporcione condições de trabalho adequadas

Há quem acredite que o talento e a experiência possam suprir a ausência, por exemplo, de materiais para execução das tarefas, de equipamentos como computador e telefone ou ainda instalações malconservadas.

A verdade é que nenhum funcionário se sente motivado ou prestigiado quando não há condições de trabalho apropriadas.

2. Promova programas de incentivo para motivar seus funcionários

Todas as empresas devem ter programas de incentivo. Hoje em dia, as pessoas não estão satisfeitas apenas com o salário fixo. Elas desejam receber outros tipos de bonificações (financeiras ou não).

As mais utilizadas no mercado são: comissões de venda, prêmios por metas atingidas (viagens, aparelhos eletrônicos etc.), bolsas de estudos, folgas, entre outros.

3. Invista em treinamentos de capacitação

Esta é uma das mais importantes ações para engajar seus funcionários. Primeiro, porque treinamento e capacitação são indispensáveis para a entrega de resultados cada vez melhores.

Depois, porque se o funcionário não receber novas qualificações ele terá mais dificuldade para entregar um trabalho inovador. Com o tempo, a falta de preparo pode se tornar motivo para desmotivação.

Por isso, invista em treinamentos internos e, se possível, estenda-os também para bolsas integrais ou parciais em cursos técnicos, pós-graduações e cursos de idiomas.

4. Receba e dê feedback

A troca de informações dentro do ambiente corporativo é de extrema importância. Com ela, você pode dialogar com os seus funcionários sobre o que eles estão fazendo de positivo e ajuda-los a melhorar nos pontos que estão deixando a desejar.

Eles vão compreender o que é esperado deles, no que se destacam e o que podem aperfeiçoar. Além, é claro, do fato de poderem sinalizar para seus líderes tanto o ponto de vista deles quanto suas próprias performances e a de seus chefes.

Dar e receber feedbacks é, sem dúvida, uma das melhores formas de engajar e motivar seus funcionários. Se possível, faça elogios em público e oriente-os sobre os pontos a melhorar no particular. Isso deixa as pessoas ainda mais felizes e valorizadas profissionalmente.

5. Troque experiências com outros empreendedores

Sim, trocar experiências com outros gestores sempre o ajudará a melhorar o seu negócio. Há milhares de empreendedores querendo discutir sobre ações do dia a dia corporativo, entre elas, como engajar e motivar funcionários.

Por isso, insira-se em uma rede de negócios e tome as melhores decisões que mais combinam com o estilo da sua empresa.

Reunimos neste post as melhores técnicas para engajar e motivar seus funcionários. Coloque-as em prática para que você tenha muitos aliados dentro da sua empresa. Afinal, colaboradores motivados, implicam em clientes bem atendidos e que se sintam encantados.

Curtiu as nossas dicas para engajar e motivar funcionários? E você, o que faz para incentivar os seus empregados? Deixe sua experiência nos comentários!