O planejamento de Marketing Digital deve ser o primeiro passo das empresas antes de se lançarem nas ações direcionadas ao meio on-line. Afinal, a definição de um roteiro e dos resultados esperados poupa tempo e contribui para um melhor uso do orçamento.

No entanto, colocar as ideias no papel e executá-las ainda é um mistério para você? Então descubra, a seguir, como pôr em prática um plano efetivo, que traga os ganhos desejados para o seu negócio!

Tenha metas e objetivos claros

Em essência, o planejamento de Marketing Digital não é tão diferente daquele desenvolvido pelo marketing tradicional.

Logo, sem metas e objetivos claros, a sua empresa desenvolverá ações que desconsiderarão o perfil do consumidor, a realidade do mercado e os recursos disponíveis.

Para não correr esse risco, o segredo é ter metas que sejam específicas e mensuráveis.

Crie indicadores de performance — os chamados KPIs —; estude a concorrência para encontrar oportunidades de palavras-chave, de posicionamento e de segmentos de mercado; e entenda o seu público-alvo.

Assim, você entregará as ofertas certas nos canais e nos momentos mais adequados.

Desenvolva um planejamento de Marketing Digital

Com essas informações em mãos, é hora de começar a desenhar o plano propriamente dito.

Para isso, estabeleça os melhores canais de distribuição para os seus conteúdos, considerando o perfil do público-alvo. Entre os exemplos, estão os blogs corporativos, os canais do YouTube, as páginas do Instagram e do Facebook, ou todos eles juntos!

Além disso, não se esqueça de entender bem os seus compradores. Dessa forma, você poderá identificar qual é o comportamento de consumo e quais são os estágios percorridos antes de adquirir produtos e serviços.

Para cada uma dessas fases, pense em conteúdos e materiais ricos, ou seja, que ofereçam valor para a audiência — como e-books, webinars e infográficos.

Essa atitude contribui para a decisão de compras e a definição de um cronograma de ações.

Crie e monitore métricas específicas

Como mostramos neste texto, não adianta levar adiante um trabalho de marketing digital sem ter métricas específicas.

No entanto, antes de criá-las, questione-se a respeito das prioridades do seu negócio.

Afinal, você procura aumentar o número de acessos ao site? Ter mais seguidores nas mídias sociais? Incentivar o público a cadastrar-se em um e-commerce?

A partir das respostas, defina metas de curto prazo, assim como os indicadores que deverão ser usados para medir o sucesso de cada uma delas.

Embora os acessos orgânicos sejam importantes, destine uma parte do seu orçamento para as mídias pagas, como Google Adwords e Facebook Ads.

Promover conteúdos e materiais ricos são algumas das táticas necessárias para obter seguidores e impulsionar acessos e cadastros no site.

Ah, e não se esqueça de monitorar os resultados. Somente por meio da leitura de dados é que será possível avaliar os resultados das ações ou identificar quando é hora de fazer mudanças.

Com essas dicas, o planejamento de Marketing Digital da sua empresa tem tudo para obter muito sucesso! E você, o que achou das nossas sugestões? Deixe a sua opinião ou compartilhe suas experiências nos comentários.