Quem não gostaria de ter dicas de marketing que ajudassem a aumentar as vendas, ampliar a atuação e a visão estratégica apenas com atitudes práticas?

Na agenda de empresários, que têm foco nesses objetivos, devem estar duas questões cruciais.

A primeira é a construção de uma marca forte, por meio da criação de uma identidade visual padronizada e uma comunicação eficaz.

Também se confirma todas essas referências construídas pela qualidade em processos e atendimento aos clientes.

A segunda trata da forma de divulgação dos produtos, por meio de ações para fixar os traços da companhia no mercado.

Assim, sua empresa consegue atingir o maior número de pessoas que possam comprar seus produtos ou serviços.

Pensando nisso, estamos trazendo para você as 5 melhores dicas de marketing para dar um Up no seu negócio. Confira!

1. Faça um planejamento de marketing

Tudo começa pela organização de estratégias, como verificar os recursos disponíveis, identificar o público-alvo, analisar a concorrência, fixar a marca, desenvolver ações, estabelecer metas e formas para acompanhar o resultado desses movimentos.

É preciso avaliar, aqui, o ambiente interno e externo da sua PME e qual deverá ser o alcance da sua comunicação para se obter um efeito mais satisfatório.

2. Esteja presente na internet e nas redes sociais

Estar presente online, por meio de um site e de perfis nas redes sociais, é o ponto de partida para comunicação, hoje em dia.

Os custos para implantação dessas ferramentas são bastante reduzidos em comparação ao retorno obtido.

Separe um horário do seu dia para atualizar as novidades nas mídias, desenvolva campanhas e trabalhe o compartilhamento.

Facebook, Twitter, LinkedInWhatsApp e Instagram estão entre as plataformas mais utilizadas.

3. Trabalhe em parcerias e absorva outras dicas de marketing

As parcerias podem oferecer ótimas oportunidades de marketing, seja pela troca de espaços para divulgação de produtos e serviços ou mesmo pela possibilidade de obter novas perspectivas ainda não pensadas.

Participe de encontros de empresários, converse com outros que estão à sua volta. Com essa ajuda mútua, fica mais fácil para atingir o sucesso coletivo.

4. Atue em feiras e eventos

Entre as dicas de marketing offline que trazem resultados mais tangíveis, está a participação em feiras. Por ter um público direcionado e pelo fluxo de exposição, a relação custo-benefício costuma ser positiva.

Procure eventos ligados ao seu ramo de negócio, leve material padronizado e bem apresentado para uma melhor divulgação de sua marca.

5. Calcule o retorno do investimento

Também conhecido como ROI, o retorno sobre investimento é um método para medir os resultados a partir dos recursos injetados nas ações da empresa.

Veja como é prático identificar os efeitos dessas atividades.

Por exemplo, uma loja gasta R$ 500,00 em uma campanha, vende 20 produtos nesse movimento, o custo de produção por unidade é R$ 50,00 e o valor de venda é R$ 150,00.

A fórmula é:

Receita gerada (R$ 3000,00) – Custos do investimento (R$ 1500,00)] / Custos do investimento (R$ 1500,00) * 100.

Portanto, o ROI dessa ação será de 100%.

Estruturar bem as ações, identificar todos os cenários possíveis, fazer trocas com outros empresários e acompanhar os resultados são medidas vitais para quem quer se manter no mercado hoje em dia.

Invista nas dicas de marketing acima, valorize sempre sua marca e trabalhe a divulgação.

O sucesso está logo ali, pronto para alcançá-lo!

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