Todos os empresários sabem que a gestão de pessoas é uma das tarefas mais árduas em qualquer negócio.

Garantir um ambiente de trabalho agradável e assegurar que os colaboradores se sintam felizes e motivados exige bastante dos empreendedores.

Por isso, é fundamental que os empresários busquem sempre práticas e estratégias para garantir que isso ocorra.

Caso você esteja à procura de formas de manter a sua equipe motivada de em alta produtividade, esse post é para você!

Confira, a seguir, e conheça as melhores práticas na gestão de pessoas que não você não pode deixar de usar!

1. Seguir o planejamento feito para a gestão de pessoas

Uma das coisas que mais desanima os funcionários são trabalhos inesperados e tarefas de última hora com curto prazo de execução.

Por isso, se os empresários desejam manter o time motivado e produzindo de forma eficiente, é fundamental que haja um planejamento e um trabalho consistente.

Ter um planejamento claro e definir os processos para cada atividade são formas de minimizar retrabalhos e imprevistos que desmotivam seu time.

2. Realizar reuniões de brainstorming

Inserir reuniões de brainstorming na rotina da empresa é uma ótima forma de os empreendedores manterem todos os funcionários envolvidos com o trabalho.

Essas reuniões permitem que todo time tenha a oportunidade de falar e mostrar diferentes pontos de vista, além de propor ideias e melhorias para a empresa.

Envolver os funcionários em todas as tarefas da empresa nessas reuniões faz com que se sintam parte integrante do time e busquem ficar por dentro das novidades da empresa.

Isso ajuda a criar um melhor ambiente de trabalho e mantém todos os funcionários motivados.

3. Utilizar o coaching

Essa prática de gestão de pessoas vem ganhando muito espaço no país, devido ao momento econômico.

O coaching é uma metodologia que possibilita que os funcionários da empresa fiquem mais motivados e consigam alcançar melhores resultados de forma natural. Ela envolve:

  • técnicas de psicologia;
  • gestão pessoal;
  • ergonomia.

Essa técnica é muito indicada para os empresários — principalmente em momentos de instabilidade econômica — pois evita que os funcionários fiquem desanimados ou inseguros com o trabalho e a empresa.

4. Dar feedback aos funcionários

Gerenciar pessoas não envolve apenas delegar tarefas, cobrar resultados e exigir dos funcionários, mas também dar um retorno aos colaboradores de acordo com o serviço prestado.

É muito importante que os empresários tenham o hábito de dar feedbacks periódicos aos colaboradores.

Isso é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos funcionários, além de ajudar a motivar o time na busca por aperfeiçoamento e melhores resultados.

5. Alternar as funções dos colaboradores

O job rotation é uma prática muito comum no mundo corporativo e proporciona ótimos resultados.

A mudança de função dos funcionários é uma forma bastante eficaz de mantê-los motivados e animados com o trabalho.

O job rotation muda a rotina do time e faz com que os funcionários tenham novos desafios, fazendo com que fiquem mais dedicados e busquem de novos conhecimentos.

6. Introduzir programas de incentivo

Os programas de incentivo possuem, em todo o mundo, um histórico de muito sucesso. Principalmente em empresas que buscam manter o time motivado e aumentar as vendas e os resultados.

Eles funcionam de uma forma muito simples, bonificando os colaboradores de acordo com o desempenho apresentado.

Essa prática de gestão de pessoas é bastante eficaz, quando se trata de manter a autoestima dos colaboradores elevada e a busca por melhores resultados o mais constante possível.

Portanto, na definição de seu plano de negócios, sempre lembre de considerar os programas de incentivo: eles são, mais que um custo, um grande investimento para seus resultados.

Agora você conhece as melhores práticas de gestão de pessoas para garantir o seu time motivado e determinado.

Caso tenha conhecimento sobre outras técnicas que não citamos, não deixe de comentar o nosso post!