O que é necessário para criar um negócio de sucesso? A resposta pode estar na leitura. Diversos empreendedores utilizam os livros para criar estratégias, melhorar a sua gestão e tirar ideias do papel.

Para te ajudar a também impulsionar a sua empresa neste ano, reunimos, neste post, os melhores 5 livros sobre empreendedorismo. Confira!

1. Mindset – A Atitude Mental para o Sucesso, de Carol Dweck (Editora Vogais Portugal, 2014)

Para Carol Dweck, professora de Psicologia da Universidade de Stanford, existem dois tipos de atitudes mentais e somente uma leva ao sucesso: a que acredita que a inteligência, motivação e coragem não são elementos intrínsecos ao ser humano ou traços de personalidade, mas podem ser desenvolvidas ao longo da vida.

Por que ler?

O livro mostra de maneira prática como criar um mindset progressivo, para definir objetivos, fazer mudanças quando necessário e explorar todo o nosso potencial — características essenciais para quem deseja abrir um novo negócio.

2. Checklist: Como fazer as coisas benfeitas, de Atual Gawande (Editora Sextante, 2011)

Em “Checklist”, o cirurgião e escritor Atual Gawande utiliza a própria experiência médica para refletir sobre como os profissionais, principalmente os empreendedores, precisam lidar com todas as suas funções de maneira simples: com uma lista de tarefas.

Por que ler?

O livro tem como objetivo mostrar que os melhores resultados e as saídas para os problemas empresariais dependem de planejamento e organização. Ele nos ensina a evitar erros graves e como tirar um proveito real de um método tão simples, mas que pode fazer a diferença no dia a dia de um negócio.

3. Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil, de Silvio Meira (Editora Casa da Palavra, 2013)

A maioria dos livros sobre empreendedorismo trazem um panorama das grandes empresas em outros países, como os Estados Unidos. No entanto, o Brasil também conta com uma forte cultura empreendedora e está de portas abertas para quem está criando o próprio negócio. E é isso que mostra o livro do pesquisador e escritor Silvio Meira.

Por que ler?

Meira traz as melhores dicas para quem deseja abrir um novo negócio, dentro do panorama socioeconômico brasileiro. O autor oferece ainda uma análise completa sobre a atual conjuntura do país, ideias para se destacar no mercado — mesmo diante da recessão econômica — e os melhores “insights” para criar um empreendimento inovador.

4. A Arte da Persuasão, de James Borg (Editora Saraiva, 2012)

Uma habilidade essencial para todo empreendedor é a de saber persuadir. E é exatamente isso que mostra “A Arte da Persuasão”. Demonstrar segurança e saber se comunicar pode trazer uma vantagem competitiva e um diferencial inovador no mercado.

Por que ler?

O livro fornece todos os caminhos para se tornar um mestre da persuasão e como usar essa qualidade da melhor maneira na construção do seu negócio — ao entender as necessidades do consumidor, liderar melhor as equipes e “vender” as suas ideias de maneira única no mercado.

5. A Mentalidade do Fundador, de Chris Zook e James Allen (Editora Figurati Valor, 2016)

O que tornou empresas como a Apple e o Facebook cases de sucesso, duradouros e inspiradores? São diversos os fatores que podem responder a essa pergunta, mas o mais notável está na mente dos seus fundadores, Steve Jobs e Mark Zuckerberg.

O livro “A Mentalidade do Fundador” reúne os principais elementos que definem um empreendedor brilhante e o que pode arruinar o seu negócio.

Por que ler?

Os autores dessa obra reuniram lições de empresas de mais de 50 países e os elementos que os seus fundadores têm em comum — o que os motiva, quais as suas aspirações e o que se passa em suas cabeças. Esses exemplos inspiradores nos mostram como se transformar em um grande líder e construir um negócio bem-sucedido.

Se você já leu algum desses livros sobre empreendedorismo, não deixe de indicá-los para os amigos. Basta compartilhar este artigo nas redes sociais!