Para se ter sucesso no empreendedorismo é preciso abrir os olhos. Isso significa que você, iniciando ou já estando com sua empresa consolidada, precisa estar atento a todos os movimentos do mercado, buscando atualização constante e networking de qualidade com outras pessoas que também são donas do próprio negócio.

Mas, sobretudo, para que o seu empreendimento tenha êxito e se transforme em sua principal atividade profissional, é necessário que você cuide para não cometer alguns erros comuns, que abreviam a vida de muitas empresas no Brasil.

Veja, abaixo, uma lista com 5 desses erros:

1. Falta de um plano de negócios

Imagine pegar o carro e sair por aí sem saber exatamente onde se quer chegar. Em algum momento o combustível vai acabar, você vai se perder ou acabará chegando a locais não desejados. É o que acontece com quem inicia um negócio sem possuir um plano definido.

O plano de negócios é o norte da sua empresa, por meio do qual você estipulará objetivos e metas que orientarão os seus trabalhos e também os da equipe. Sem ele, dificilmente você conseguirá prosperidade no mercado.

O plano deve começar com a definição da missão, visão e valores da empresa, seguida da formulação das metas e objetivos para se alcançar os resultados desejados.

2. Informalidade

A carga tributária e a burocracia que existem no Brasil são atrativos perfeitos para que os empreendedores busquem a informalidade. O problema é que sem um CNPJ o teto de crescimento do seu negócio fica muito baixo.

Isso significa que você não conseguirá obter linhas de crédito atrativas, não poderá aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito, além da imagem de pouco profissionalismo que você passará.

Portanto, antes mesmo de iniciar o seu plano de negócios, faça um levantamento detalhado dos custos necessários para formalizar a sua empresa.

3. Finanças desorganizadas

A saúde financeira da empresa precisa estar em dia para que o negócio prospere. Organizações mergulhadas em dívidas e com empresários que misturam finanças pessoais com profissionais dificilmente têm sucesso.

Procure um software de gestão financeira que possa ajudá-lo a manter as finanças organizadas.

4. Marketing e comunicação em segundo plano

Investimentos em marketing e comunicação precisam estar incluídos no seu plano de negócios desde o início. Há algum tempo, colocar a empresa em evidência representava um grande investimento, o que afugentava alguns empresários.

Hoje em dia, com as redes sociais e a Internet, mostrar o seu trabalho ficou muito mais fácil. Uma empresa atuante nas redes tem reputação e imagem melhores, o que contribui para a geração de negócios.

5. Isolamento

Um networking de qualidade é muito importante para qualquer profissional. No caso dos empreendedores, aconselhar-se com quem já possui experiência pode fazer a diferença no futuro do seu negócio.

O número de empresários vem crescendo nos últimos anos e, com isso, tem sido mais comum a formação de grupos de discussão, que permite a troca de experiências e o crescimento mútuo.

Se você precisa de um espaço no qual possa encontrar outros empreendedores, venha conhecer a Moai. Aqui você poderá se juntar a empresários de diversos ramos para desenvolver soluções inovadoras que possam fortalecer o mercado brasileiro.

Evitando esses erros, certamente você conseguirá sucesso no empreendedorismo. Aproveite para ajudar seus amigos empreendedores compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais!