Todo empreendedor sabe que fazer networking é uma excelente maneira de alavancar os negócios e manter-se atualizado com o mercado. No entanto, muitas vezes isso acaba sendo deixado de lado na correria do dia a dia.

Se isso acontece com você, talvez esteja na hora de mudar e começar a fortalecer e ampliar a sua rede de contatos de maneira ativa. Quer saber como? Então, acompanhe estas 5 dicas para fortalecer o seu networking!

1. Marque presença em eventos estratégicos

Aceite os convites que receber e esteja presente em momentos diversos, seja em feiras, congressos, seminários, almoços, jantares e até mesmo happy hours.

Compareça em eventos estratégicos, tanto do mercado que você atua quanto de outras áreas. Estar em contato com outros empresários é sempre uma boa ideia, porque um pode acabar complementando o outro. Se fechar uma parceria, indicações são sempre bem-vindas.

Além de comparecer, garanta que a sua presença seja percebida e, obviamente, sempre de maneira positiva. Puxe assunto, fale com os demais presentes, troque cartões de visita e busque quebrar o gelo.

2. Mantenha sua rede de contatos ativa

Tão importante quanto adquirir novos contatos, é mantê-los ativos. Nesse sentido, não adianta pensar apenas em quantidade, mas também em qualidade.

As outras pessoas provavelmente também trocaram vários cartões e não vão se lembrar de todos. Por isso, após os contatos iniciais, selecione profissionais com quem você gostaria de aprofundar a relação e continue a conversa.

Pode ser por e-mail, mensagens, convidando para outros eventos ou qualquer tipo de contato. O importante é que você esteja presente regularmente e não apareça apenas quando precisar de ajuda.

3. Utilize as redes sociais e a internet para fazer networking

A internet facilita muitos aspectos das nossas vidas e, inclusive, o networking. Redes sociais como LinkedIn podem ser grandes aliadas no processo de conquista e manutenção de uma boa rede de contatos.

Crie seu perfil profissional e se mantenha ativo — não seja um mero espectador, mas crie e compartilhe conteúdos interessantes.

Além disso, interagir com os conteúdos postados por seus colegas vai lembrá-los da sua existência. Portanto, curta, comente e demonstre interesse nos projetos dos seus contatos.

4. Seja verdadeiro em seus relacionamentos profissionais

Essa dica pode até parecer clichê, mas é realmente uma parte importante do networking. Ninguém gosta daquele tipo de pessoa que força a barra, soando falso ou inconveniente.

Nesse sentido, é importante que você seja verdadeiro e sempre demonstre interesse genuíno pelo trabalho dos seus parceiros. Contatos superficiais não inspiram confiança e atuam no caminho inverso do fortalecimento do networking.

Sendo assim, busque realmente se conectar e não pense no networking apenas como uma maneira de se beneficiar, mas esteja pronto para também oferecer algo. Encare essa prática como uma troca de ideias capaz de gerar bons frutos para todos os envolvidos.

5. Participe de grupos de negócios

Por fim, não existe melhor maneira de fazer networking do que participando de grupos de negócios com outros empresários. Fazendo isso, você terá a chance de ouvir outras histórias de sucesso, compartilhar suas ambições e receber apoio.

Um grupo de negócios é uma rede que proporciona aos empresários a chance de se desafiarem, se apoiarem e crescerem juntos. Você e o seu empreendimento com certeza têm muito a ganhar com esse tipo de conexão.

Já falamos, mas não custa reforçar: fazer networking é fundamental para qualquer empresário que deseja crescer e desenvolver soluções para seu negócio. Por isso, não deixe para amanhã e comece agora a colocar em prática essas dicas!

E então, gostou do texto? Continue navegando e aproveite para descobrir qual o segredo das pessoas bem-sucedidas!