O uso de apps é algo que tem se tornado cada vez mais comum em nosso cotidiano. Pagar uma conta, pedir uma pizza ou chamar um táxi, por exemplo, são ações que, agora, podem ser feitas em instantes — e na palma de sua mão.

Essa tendência não é diferente no mundo dos negócios. Existem aplicativos para empreendedores que permitem que você realize no celular as mesmas tarefas que faria no desktop.

Para quem tem a rotina corrida, essa é uma ótima oportunidade para otimizar o tempo.

A seguir, você verá uma lista com 5 das ferramentas mais utilizados no ramo. As atividades desempenhadas por elas vão desde gestão de tarefas até dicas de marketing — e, ainda, todos contam com uma versão gratuita. Confira!

5 aplicativos aplicativos para empreendedores que você precisa conhecer

1. Asana

O Asana realiza a distribuição de tarefas entre diferentes pessoas de um time, além de contribuir para que os responsáveis otimizem a execução e distribuição de atividades — e nós sabemos que a gestão do tempo é algo importante para qualquer empreendedor.

O app (que está disponível para Android e iOS) possui uma versão gratuita, que dá acesso às principais funções, e uma Premium, no valor mensal de 9 dólares por usuário, com maior flexibilização de pessoas e recursos.

2. Evernote

Esse aplicativo foi criado, basicamente, para ser a versão virtual daquele caderno no qual você colocava todos os lembretes e tarefas que precisava — mas muito melhor! Além de textos, é possível armazenar conteúdo em áudio, foto e vídeo no Evernote.

Disponível para Android e iOS, ele possui planos que vão desde o basic, que é gratuito e possui limite para eventos e lembretes, ao business, que custa 24 reais por usuário ao mês e conta com suporte prioritário.

3. Drive

O app faz parte da plataforma GSuite, do Google. Nele, é possível compartilhar documentos em conjunto — sejam arquivos de texto, planilhas ou apresentações.

O Drive, que também está disponível para Android e iOS, permite fácil acesso aos arquivos criados na plataforma, e já é bem utilizado na sua versão para desktop.

Nos dispositivos móveis, no entanto, há um grande diferencial: é possível habilitar a função offline, que permite que você edite seus documentos mesmo sem acesso à internet. Ele está disponível em versão gratuita ou business.

4. Primer

Também criado pelo Google para auxiliar pequenos e médios empreendedores, o Primer apresenta uma série de aulas gratuitas sobre temas relacionados ao marketing digital — como técnicas de SEO, dicas para campanhas e métricas. Ele está disponível em versões para Android e iOS

As lições no Primer são divididas em blocos que vão de acordo com o tema abordado. Todas elas têm duração média de 5 minutos.

Além disso, o app conta com um recurso que lhe permite fazer o download da aula — ótimo para quando você precisa estudar, mas está sem acesso à internet.

5. QuickBooks ZeroPaper

Opção recomendada para quem precisa de suporte no controle das finanças, o aplicativo apresenta de forma online — e com bons recursos visuais — o seu fluxo de caixa, permitindo também a importação de dados de bancos externos e unificando o controle dos gastos.

Ele conta com a versão gratuita (com quantidade limitada de funcionalidades) e com a premium, que tem custo de 18 reais ao mês. O QuickBooks ZeroPaper também está disponível para download nos sistemas Android e iOS.

Como encontrar bons aplicativos para empreendedores

Hoje, você conferiu uma lista dos aplicativos mais utilizados para ajudar empreendedores a gerenciar suas tarefas, controlar o fluxo de caixa e aprimorar seus conhecimentos.

Mas existem outras plataformas que também podem ser úteis em sua missão.

Para saber se um app é realmente eficaz para suas necessidades, leia a descrição dele na página do Google Play ou da App Play Store e confira as avaliações e os comentários dos outros usuários.

E aí, quer conferir mais conteúdos sobre aplicativos para empreendedores e outros assuntos similares?

Então curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a várias dicas para administrar sua empresa com muito mais segurança e tranquilidade.