Coworking, também conhecido como escritório compartilhado, é um local no qual diferentes empresas residem como forma de otimizar os gastos e ampliar a rede de contatos.

Apesar de recente, esse modelo de trabalho tem conquistado diversos adeptos no Brasil: houve um crescimento de mais de 50% no número de espaços existentes no país entre 2015 e 2016, de acordo com o CoWorking Brasil.

E quais são as vantagens do coworking?

Abaixo, reunimos alguns dos pontos benefícios que optar por esse modelo de trabalho pode proporcionar aos negócios. Confira!

1. Redução de custos

Economia é a palavra de ordem em todo começo de empreendimento. Alugar um espaço em um prédio ou casa que funcione ao estilo coworking é, em geral, a melhor alternativa quando o assunto é alugar uma “sede” para sua empresa.

Dividir as despesas com outras pessoas não só ajuda a otimizar os gastos como permite escolher um local mais bem localizado, o que talvez não fosse possível ao optar por alugar todo o andar ou imóvel sozinho.

2. Estrutura

Espaços de coworking são criados para proporcionar ao empreendedor não apenas um local para ficar, mas uma infraestrutura que o auxilie a gerenciar seu negócio com tranquilidade.

Salas de reuniões, materiais de escritório e espaços para concentração são algumas das comodidades que fazem a diferença e que podem ser usufruídas por todos os residentes.

3. Networking

Essa é outra palavra de ouro no mundo dos empreendedores e que pode ser bastante explorada em um coworking, que geralmente costuma abrigar pessoas com diferentes profissões, experiências de vida e níveis de carreira.

Por mais que o empreendedor queira assumir o máximo de funções para otimizar os custos, existem tarefas que exigem conhecimentos muito específicos — como design e advocacia —, e procurar por essas habilidades “dentro de casa” pode ser uma boa ideia.

Além disso, dependendo do público-alvo do seu negócio, as outras empresas que trabalham no mesmo local podem ser fonte de testes, além de fornecer indicações para empresas ou pessoas que poderiam ter interesse em seu produto.

4. Maior concentração

O coworking é uma excelente alternativa por não contar com as distrações mais comuns que existem no home office (tentar resolver algo da casa, parar sempre para ir à geladeira etc.) e no escritório formal (interrupções, falta de estrutura etc.).

Com um número menor de distrações, é possível aumentar o foco no que precisa ser feito e ter mais produtividade nas tarefas do dia.

Não são só os pequenos empreendedores que podem usufruir das vantagens de um escritório compartilhado: existem espaços que abrigam até dezenas de pessoas de uma única organização.

Uma pesquisa na internet pode ajudar na busca de locais para você e seus funcionários.

Dica: caso você resida em São Paulo e nunca tenha visitado um coworking, é possível conhecer o Google Campus e ver de perto um exemplo de como ele funciona na prática.

A visita é gratuita: basta acessar o site e fazer sua inscrição!

Que tal levar essa discussão para outros locais?

Compartilhe o post em suas redes sociais, perguntando se algum dos seus contatos pode falar mais sobre as vantagens do coworking!