O estresse é considerado um dos males das últimas gerações. Com metas cada vez mais desafiadoras, uma rotina que impulsiona a capacidade de ser multitarefas e o relógio correndo mais rápido, o estresse está presente na vida da grande maioria dos profissionais. Neste cenário, as empresas precisam zelar pelo bem-estar dos funcionários.

Um gestor que cuida da equipe, zela pela produtividade da empresa. O que, consequentemente, gera mais receita. Mas, sem dúvidas, todo esse processo é um desafio e tanto. Para ajudar você nessa tarefa, reunimos algumas dicas. Confira!

1. Oferte ginásticas laborais durante o expediente

Hoje, grande parte dos profissionais vivem uma rotina no trabalho em que são feitos poucos exercícios físicos. Em alguns casos, os colaboradores trabalham oito horas diárias, ou até mais, sentados na frente de uma tela de computador, sem movimentos significativos.

Para promover o bem-estar dos funcionários, uma boa prática é oferecer ginástica laboral. Existem maneiras muito interessantes de aplicá-la.

Algumas empresas convidam um profissional especializado em ginástica laboral para incentivar as pessoas a realizarem esse exercício em grupo. Essa ação necessita de um investimento de, geralmente, uma hora por semana de toda a equipe.

Outra prática, esta mais viável, é colar cartazes por toda a empresa com técnicas de ginástica laboral. Dessa forma, cada colaborador poderá seguir as instruções no momento em que puder e achar necessário.

Esse modo é mais interessante, considerando que cada um possui uma rotina diferente com necessidades específicas.

2. Dê o poder da tomada de decisão aos colaboradores

Uma das técnicas para controlar a ansiedade e o estresse é não realizar controle excessivo sobre as tarefas desempenhadas pelos funcionários.

Na prática, é dar maior poder de tomada de decisão aos colaboradores. Para viabilizar a ação, oferte aos funcionários treinamentos e informações que os ajudem na hora de decidir.

3. Promova a flexibilidade na rotina laboral

Como foi citado, a vida está cada vez mais acelerada e as pessoas estão mergulhando na necessidade de desempenhar diversas tarefas completamente diferentes. São filhos, casa, trabalho, família, sonhos, entre outras esferas da vida que consomem tempo e energia das pessoas.

Para alinhar todas as áreas da vida de um colaborador, de forma a reduzir o estresse, é imprescindível trabalhar com a flexibilidade.

Quando citamos “flexibilidade”, não focamos apenas em horários, mas também locais. Por exemplo, se a sua empresa trabalha com o potencial criativo dos funcionários, por que não convidá-los a trabalhar fora do escritório, em um local em que eles se sintam mais disponíveis para aguçar a criatividade?

4. Disponibilize espaço para a equipe socializar

Socializar com o time, não apenas reduz o nível de estresse, como também promove o engajamento e o trabalho em equipe.

Algumas empresas possuem refeitórios, com o objetivo de unir os profissionais para a refeição e socialização. Outras ofertam cochilódromos para que os colaboradores possam descansar e trocar ideias com seus colegas de trabalho.

Esse método é muito utilizado por agências de publicidade, mas é viável para empresas de vários nichos. A implementação de um cochilódromo é factível, tendo em vista que podem ser instaladas redes em locais não utilizados pela empresa.

Com todas essas dicas anotadas, chegou a hora de você colocá-las em prática. Analise quais formas e com quais recursos você pode contar para manter o bem-estar dos funcionários da sua empresa. E, em seguida, mão na massa!

Se você gostou do post, compartilhe-o nas redes sociais, para que outras pessoas também fiquem sabendo dessas dicas!